ACONTECE

Você sabe o que é o Outubro Rosa?
Você sabe o que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido por fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de campanhas de conscientização. Surgiu na década de 1990 e hoje conta com a participação da população, empresas e entidades.
 
No Brasil, ao longo desse mês o Ministério da Saúde reforça o alerta para a prevenção da doença, instruindo sobre a importância da realização de exames e consultas periódicas.
 
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo todo e o que mais mata mulheres no nosso país. Por não ter uma causa única, as estratégias de prevenção e o diagnóstico precoce fornecem a melhor oportunidade de cura e sobrevida. A paciente que descobre a doença ainda no início tem chance de cura de mais de 90%, isso acontece porque há a possibilidade de intervenção antes que o câncer de fato se desenvolva ou, quando já está em fase inicial, permite um tratamento, em geral, mais efetivo.
 
Você sabe como se prevenir? Conheça e adote práticas simples que promovem qualidade de saúde e ajudam a prevenir a doença:
 
- Fazer exercício físico de 3 a 4 horas por semana; 
 
- Evitar a ingestão de bebida alcoólica;
 
- Manter as visitas ao ginecologista em dia;
 
- Fazer o autoexame;
 
- Fazer exames de precisão, como a mamografia, a partir dos 40 anos.
 
Mulheres, é de extrema importância conhecer e prestar atenção no próprio corpo! Crie o hábito de realizar o autoexame e aprenda a identificar qualquer sinal que fuja do padrão. Aumento de volume, nódulos nas mamas ou axilas e saída de secreção, em especial se for de cor escura, do mamilo são alguns dos sinais de alerta. Ao perceber qualquer alteração como essas, é preciso buscar orientação médica. Além disso, é recomendado que mulheres entre 40 e 70 anos façam a mamografia anualmente ou, no mínimo, uma vez a cada dois anos.
 
A conscientização e as informações compartilhadas durante a campanha Outubro Rosa devem nos acompanhar ao longo do ano todo, seja colocando as atitudes de prevenção em prática, passando todo esse conhecimento a diante ou exigindo maior investimento no tratamento e capacitação de agentes da saúde. Seja você também um agente ativo na prevenção e luta contra o câncer de mama.
 
FONTE:
https://istoe.com.br/outubro-rosa-8-praticas-simples-que-podem-prevenir-o-cancer-de-mama
/
https://www.amucc.org.br/projeto/outubro-rosa/
https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/fatores-de-risco#:~:text=Mulheres%20
que%20possuem%20v%C3%A1rios%20casos,risco%20elevado%20para%20a%20doen%C
3%A7a.
Você sabe o que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido por fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer d
Leia+
Dia internacional da Paz
21 de setembro é celebrado o dia internacional da paz
Leia+
Caminhoneiro, saiba como se prevenir!
Coronavírus
Leia+
Ela é referência em polimento
de caminhões
Leia+
Ver todas as notícias